sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Conta

Gênero textual que se constitui do valor correspondente a ser pago por algo. Trata-se de um texto que se caracteriza pela descrição e pela instrução, uma vez que, além de apresentar o consumo, orienta o consumidor a quitar o débito, instruindo-o a dirigir-se a determinado estabelecimento bancário para efetuar o pagamento até determinada data. 



Propaganda

A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológica, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, banners, mídia televisiva, áudio, panfletos etc. Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado.


Bilhete

Os bilhetes são mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel. Eles são usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fossem um pequeno aviso ou lembrete. Por serem simples e breves, os bilhetes não têm regras para serem escritos, cada pessoa escreve de acordo com sua ideia. 
Podem ser escritos por todas as pessoas: da esposa para o marido, da mãe para os filhos, da patroa para a empregada, do chefe para o funcionário, e outros.


Notícia

Esse gênero procura informar sobre uma determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação de uma forma geral, seja impressa em jornais ou revistas, divulgada pela Internet ou retratada pela televisão.


Bula de remédio

Gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso de um medicamento.


Apólogo

Gênero alegórico que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.


Rótulo

O rótulo é um recurso muito útil para o consumidor na escolha correta e consciente dos produtos que consome. Ele representa um dos fatores decisivos no momento da compra, pois possibilita o acesso a importantes informações como as características do produto. 
Desta forma, conclui-se que o rótulo é a identificação do conteúdo inserido na embalagem. Ele representa um dos canais mais importantes de comunicação entre o produto e o consumidor, e se revela numa das principais estratégias de marketing para o comércio dos produtos em geral, pois através dele o fabricante pode informar, persuadir e vender a sua produção.


Receita culinária

Trata-se de uma situação de comunicação bastante recorrente, cujo aspecto instrutivo se revela pelos procedimentos a serem tomados mediante a realização, a feitura de um determinado prato gastronômico. 


Resumo

Gênero textual em que temos que ter duas habilidades: a síntese e  objetividade. Trata-se de um texto em que são dispostos e apresentas os pontos essenciais, ideias ou fator principais que foram desenvolvidos ao decorrer de um outro texto. Esses pontos são expostos de forma abreviada, sempre respeitando a ordem em que aparecem no texto resumido.


Ofício

É o documento por meio do qual é feita determinada comunicação ou solicitação, em caráter oficial, à determinada pessoas física ou jurídica.


Piada

Uma piada é um texto narrativo curto, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. O senso de humor varia em cada cultura. O que é engraçado para um povo pode não ser para outro.


Conto

São narrativas ficcionais onde prevalecem a narrativa, ou seja, o conto apresenta uma sucessão de acontecimentos, envolvendo um número limitado de personagens. Além de utilizar uma linguagem simples, direta, acessível e dinâmica o conto é a narração de um fato inusitado, mas possível, que pode ocorrer na vida das pessoas embora não seja tão comum.


Crônica

É uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.


Fábula

É uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. 
A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral.


E-mail

Representando as inovações tecnológicas, permite que a comunicação entre diversos interlocutores seja realizada de forma rápida e eficiente. O termo e-mail designa tanto a mensagem enviada através da Internet, como o endereço para o qual enviamos a mensagem. 



Carta

A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, negócio, interesse pessoal, entre amado, familiar, uma secção de jornal ou revistas etc.

Entrevista

A entrevista é um tipo de texto que tem a utilidade de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público conheça sobre as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. Desta maneira, tanto o entrevistado quanto o entrevistador devem se posicionar de maneira correta.


Lenda

São narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita.



Poema

O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. 


Parábola

É uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição de moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.


Resenha

É uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicas, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontada, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica).


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Artigo de opinião

Como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expões seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. 



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Biografia


O gênero de texto que conta a história da vida de alguém se chama biografia. É uma mistura de jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos. É um gênero de narrativa não ficcional. Os fatos podem ser contados em ordem cronológica, isto é, do nascimento à morte, ou por temas (amores, derrotas, traumas etc). 

Paródia

A paródia tem como elemento principal, na maioria das vezes, a comédia, ou seja, a partir da estrutura de um poema, música, filme, obras de arte ou qualquer gênero que tenha um enredo que possa ser modificado. Mantém-se o esqueleto, isto é, características que remetam à produção original, como por exemplo o ritmo – no caso de canções – mas modifica-se o sentido. Com cunho, em muitos casos, cômico, provocativo e/ou retratação de algum tema que esteja em alta no contexto abordado.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Curriculum vitae

Gênero da categoria empresarial que se diferencia dos outros pela área que está sendo direcionada. Constitui um tipo específico de texto, tendo sua modalidade narrativa, uma vez que esse gênero descreve uma pessoa profissionalmente.
É um documento com dados históricos mas orientado para o futuro, ele desempenha o papel de um cartão de apresentação, pois este documento é o primeiro passo para iniciar a carreira profissional.
É, por isso, de extrema importância saber utilizá-lo como um instrumento de venda, onde se "vendem" habilitações e capacidades, tendo como objetivo iniciar e estabelecer um elo de ligação entre quem procura um emprego e o empregador. Em suma o Curriculum Vitae revela a imagem, as qualidades, aptidões e competências que o candidato possui.